quarta-feira, 25 de setembro de 2013

náusea



É isto que se vê na minha cidade ao entrar perto da Bela Vista.
Puro preconceito.

Um candidato do partido que deixou Setúbal completamente afundado numa tristeza colectiva, um candidato que usa o delírio anti-comunista como argumento político, faz-se rodear de dois jovens negros para poder fazer um cartaz que diz "Setúbal sem preconceito". Faz lembrar aquela malta que diz "eu não tenho nada contra os pretos, até tenho amigos de cor."

Mas há mais: o PS diz que Setúbal decide ser uma cidade sem preconceito se votar no seu candidato miserável, rasteiro e indisfarçável político de plástico. Isso significa que o PS acusa a actual autarquia de ser preconceituosa contra alguém. Depreendemos do cartaz que acusa a autarquia de ser preconceituosa contra os negros. Além do incomportável disparate que me dispenso comentar, isso revela bem que este senhor não faz a mínima do que é a minha cidade e que a vê como o trampolim para o sucesso da sua cruzada anti-comunista.

Mas há mais, o candidato do PS propõe resolver os problemas da Bela Vista com uma marca "jovens criadores da Bela Vista", um estúdio de Música e com novas profissões nas "indústrias criativas". A demagogia e o preconceito não podiam ir mais longe. Para os putos pretos do bairro alimenta-se-lhes aquele sonho de serem criadores de jogos de computador e gravar discos de hip-hop a troco de uns votos no PS que é moderno e curte essas cenas. Valha-nos que o homem esteja tão longe dos problema da Bela Vista que não colherá com esta estratégia mais do que os votos dos incautos ou dos esquecidos. A Bela Vista foi castigada pelo PS.


"o combate ao PCP é tão ou mais importante que o combate à direita." diz-nos o mesmo candidato do PS nesta descarga de puro preconceito e ódio, sem qualquer tipo de justificação e fazendo uso da mais rasteira manipulação.

(entre estes parêntesis, aproveito para dizer que os tais orçamentos de estado do PS que o PCP votou contra eram os mesmos que faziam recair sobre a região de Setúbal o mais pequeno investimento e os maiores cortes em sucessivos anos - talvez o PS quisesse castigar o PCP, castigando os que votam no PCP para as autarquias)

Este senhor, com este discurso, não traz nada para a nossa cidade. Nada, a não ser o preconceito anti-comunista, o discurso sedutor dos carreiristas políticos, e o terrorismo. Porque é isso que este discurso é: terrorismo.

Para quem tenha dúvidas, aqui está o discurso todo.



1 comentário:

Victor Nogueira disse...

Há pessoas de curta memória ou que de setúbal nada conhecem. 16 anos de governo do PS/Mata Cáceres, conhecido como o Manuel do Alcatrão, descaracterizaram setúbal a favor da especulação urbanística. Ao ser eleito em 1985, Mata Cáceres afirmou e os jornais registaram que o Parque Verde da Lanchoa paredes meias com a Belavista não seria construído, pois err uma loucura dos técnicos da Câmara (no Urbanismo)

O "projecto do PS/Mata Cáceres não foi avante pois a Junta de Freguesia de S.Sebastião era maioritariamente APU e o PS não tinha maioria absoluta na Câmara - antecessora da CDU [com cerca de metade dos eleitores (na altura metade eram cerca de quarenta mil). Mesmo assim o Parque Verde da Lanchoa foi amputado de cerca de 1/3 da área prevista em favor do betão.

Como a favor do betão foram os projectos de reconversão do Bairro Afonso Costa e de bairros da lata como os do Mal Talhado, Dias, Humberto Delagado...

Ao perder 16 anos depois a Câmara, o PS deixou setúbal amorfa, degradada, com os bairros sociaiu e as suas populações desprezadas, com especial relevo para o da Bela Vista.

Um dos projectos do PS era desalojar os habitantes da Bela Vista incluindo o Bairro Azul e transformar este em habitação de luxo, dada a vista privilegiada sobre o estuário e a serra da arrábida. Aliás como sucede na outra extrema da cidade com o Casal das Figueiras.

Foi no Casal das Figueiras/Viso - a ocidente - que foi construída a Escola secundária que deveria servir o Faralhão, na outra extrema da cidade, a oriente e a cerca de 7 km de distância, junto a uma pedreira em funcionamento e cujos estilhaços e pedras resultantes das explosões caíam na escola.

Foi no tempo de Mata Cáceres que a co-incineração foi destinada à Secil, na Serra da Arrábida. Logo no 1º mandato o PS/Mata Cáceres alienou edifícios municipais ou cuja propriedade estava em tribunal a favor da Igreja Católica, como o antigo Convento dos Grilos ou a antiga Igreja da Anunciada, esta com óptimas condições acústicas para espectáculos musicais.

As declarações de Mata Cáceres/PS em público ou junto dos técnicos da câmara - incluindo a forma como seria solucionado o "problema" da Belavista dariam páginas para o anedotário político não fossem a sua tristeza e gravidade.